Como Gravar Jogos De PS2

TUTORIAL




GRAVANDO PROGRAMAS COM O IMGBURN




Download do programa: http://www.imgburn.com/index.php?act=download






Objetivo deste Tutorial






Muitos usuários da Comunidade Playstation 2 têm dúvidas na hora de gravar os programas de PS2 que disponibilizamos aqui no Fórum. Quando se deparam com um formato de Imagem ISO ou Bin/Cue tentam gravar diretamente esses arquivos no disco, o que obviamente, não funciona. É muito freqüente a pergunta: “Qual dos dois arquivos eu gravo”? blink.gif Este tutorial tem como objetivo esclarecer essas dúvidas e ensinar como gravar corretamente os programas a partir de Imagens ISO e Bin/Cue. Será utilizada uma linguagem simples, sem muito “tecniquês” dry.gif .


Para tal, vamos nos basear no ótimo ImgBurn 2.4, um versátil programa Freeware que é uma evolução do DVD Decrypter. A escolha deste programa é devido a ele trabalhar com vários formatos de Imagem (ISO, Bin/Cue, MDF/MDS, IMG, NRG e outros), a capacidade de gravar Imagens de CD e DVD e de ser leve.


Apesar deste tutorial ter sido feito a fim de ajudar as pessoas a gravar os programas disponíveis no Fórum, também pode ser seguido para gravar os jogos de PS2, já que o procedimento é o mesmo.



O QUE É UMA IMAGEM?



Antes de iniciar o Tutorial, uma breve explicação sobre Imagem. 


Imagem de Disco é um arquivo que possui as informações de um CD ou DVD gravadas de modo seqüencial e na mesma estrutura em que se encontram no disco óptico (CD ou DVD). Por isso, o programa de gravação lê os dados contidos na Imagem na mesma seqüência e estrutura adequadas, setor por setor, reconstruindo o formato original do disco.


Em 1988 a International Organization for Standardization (ISO) criou o formato ISO 9660 como formato internacional padronizado para CD-ROMs. É um formato universal, que permite que o CD seja lido por PC’s com qualquer sistema operacional. Seria bom se só houvesse um formato de Imagem, mas como há diversos fabricantes de programas de gravação, cada um deles acrescenta algum detalhe, alguma função para diferenciar dos demais. Por isso é que há vários formatos de Imagem. Eis os mais comuns:


.CUE Formato de imagem padrão do CDRWIN 
.IMG Formato de imagem padrão do CloneCD
.ISO Formato de imagem padrão da norma ISO 9660 
.NRG Formato de imagem padrão do Nero Burning Rom
.MDF Formato de imagem padrão do Alcohol 120%
.PDI Formato de imagem padrão do InstantCopy






Algumas outras extensões estão associadas diretamente a outras mencionadas acima, como por exemplo, as extensões .BIN que são utilizadas em conjunto com as .CUE e as .MDS que são utilizadas em conjunto com as .MDF. 


Chega de papo a vamos queimar as mídias. wink.gif 




GRAVANDO OS PROGRAMAS




Os programas disponíveis no Fórum Comunidade PS2 geralmente virão compactados em formato RAR. É necessário descompactá-los primeiro, usando o programa WinRAR. Poderão vir em formato ISO ou Bin/Cue. Note que algumas Imagens são para gravar em CD e outras são para gravar em DVD. Você NÃO PODE angry.gif gravar uma Imagem feita para CD em um DVD ou vice-versa! Não irá funcionar no PS2! angry.gif 


Imagem de CD = Grave em CD
Imagem de DVD= Grave em DVD



Vamos então pegar como exemplo o programa SMS em CD e vamos grava-lo.




Após ter feito o download do arquivo, vá na pasta onde o colocou e faça a descompactação. Será criada uma pasta, com dois arquivos, um Bin e outro Cue:


user posted image




Abra o Imgburn:


user posted image




Essa é a tela padrão do programa. Clique em Write file image to disk (traduzindo: gravar arquivo de imagem para o disco smile.gif ). Abrirá a tela abaixo. Em seguida, vá no campo Source...Please select a file... e clique na figura onde aparece Browse for a file... Ou então, vá em cima, em File e escolha Browse for a file...


Obs.: Em versões anteriores da 2.4, a tela acima pode não aparecer. Nesse caso, é só ir em Mode e em seguida em Write.




user posted image




Agora aparecerá uma nova janela onde você deve informar onde estão os arquivos de imagem. Com um CD virgem já dentro do gravador, vá até a pasta em que você descompactou os arquivos e clique no arquivo CUE




user posted image




Aparecerá outra janela com as informações da Imagem. Selecione o destino da gravação ( o seu gravador) em Destination. Selecione também a velocidade de gravação em Settings > Write Speed. No caso de CD, escolha 8x ou 16x. Se a Imagem for pra DVD, selecione 4x. Tudo certo, agora é só clicar no retângulo com os desenhos de discos (ou vá em File...Write) e a gravação será iniciada. 




user posted image




Outra tela abrirá, com o progresso da gravação. 




user posted image


Ao final, a mensagem de gravação finalizada com êxito:




user posted image




Clique em OK e está pronto o CD. Fácil, né? tongue.gif 




Se quiser conferir, vá em Meu Computador e abra os arquivos contidos no CD. No caso do nosso exemplo, deverá conter três arquivos: Dummy.Bin, SMS.ELF e SYSTEM. 




user posted image








CONSIDERAÇÕES FINAIS


Para gravar Imagens no formato ISO é o mesmo processo, assim como Imagens no formato MDF/MDS. Nesse último caso, é só selecionar o arquivo MDS. No caso do formato ISO teremos apenas um arquivo para selecionar ( o .iso ). Apenas fique atento ao usar as mídias adequadas à Imagem em questão (CD ou DVD). Mídias tipo CD-RW ou DVD-RW devem ser evitadas, pois forçam um pouco mais o Leitor do PS2 além de que a maioria não lê essas mídias.


Como já foi dito antes, esse Tuturial também pode ser usado para a gravação de Imagem de jogos de PS2. Embora que tenhamos nos baseado no ImgBurn, usuários de Alcohol 120% e Nero também podem se valer destes procedimentos, a lógica é a mesma.


Espero que este Tutorial contribua no sentido de ajudar as pessoas a gravar seus programas. Caso haja dúvidas, eventuais perguntas poderão ser feitas neste tópico do Fórum ou na Comunidade, no tópico [OFICIAL] Gravação e Mídia

Comente Usando o FaceBook

Faraó Downloads