Como formatar o HD para por no PS2 com WinHIIP

PLAYSTATION 2:
HDLoader ou HDAdvance                       Download Do Winhiip


Introdução:

Com o advento do HDLoader, a comunidade do Playstation 2 viu um novo horizonte, usar um HDD convencional de PC nos seus Playstation 2, poupando principalmente o caro e fraco canhão de leitura do aparelho que é muito exigido em certos jogos (agravado principalmente pelo uso de mídias de baixa qualidade ou mal gravados – DVD-Rs e prensados) e uma drástica redução nos tempos de “loading” de determinados jogos.

Mas surgiram alguns empecilhos. Um fácil de superar: a demora do HDLoader para ler e instalar um jogo diretamente no Playstation 2. Essa demora pode chegar a casa da meia hora por jogo instalado, dependendo do tamanho do DVD utilizado. A outra era que nem todos usuários de Playstation 2 possuem um gravador de DVD, portanto excluindo-os da possibilidade de ter um jogo no HDD do PC e instalá-lo no Playstation 2 de uma forma mais rápida do que a transferência já oferecida pelo HDLoader. Sempre lembrando que os jogos também podem ser instalados via REDE entre o Playstation 2 e o PC como foi demonstrado no tutorial de uso do HDL Dump.

Então esse é o papel do WinHiip (Windows HDLoader Image Install Program), criado pelo Gadget-Freak (www.psxforum.com), possibilitar o uso do PC como ferramenta de instalação de suas imagens de jogos (ou até diretamente de um CD/DVD) no HDD do PLAYSTATION 2.

Prós e Contras

Muitos acham que só temos vantagens nesse processo, mas existem algumas contra-indicações também, a relatar:

Prós:
- Velocidade de Instalação;
- Mais recursos para preparação e de gerenciamento do HDD do PLAYSTATION 2;

Contras:
- Pode causar dano a médio prazo aos conectores do NA (pela constante desconexão do HDD);
- Requer conhecimento de instalação de HDD no PC.

Comentário:

Uma consideração minha particular. Esse procedimento é melhor para quem possui gaveta externa USB (não requer desligar o PC). Quem possui no PC gavetas IDE removíveis também levam uma certa vantagem, pois, pelo menos, já não precisam se ver as voltas com cabos flat e de força e da necessidade de abrir o gabinete para instalar o HDD.

O futuro do HDLoader pode indicar o uso das portas USB do Playstation 2, portanto, se você é um “heavy user” do HDLoader e pretende fazer muito uso deste procedimento, vale investir numa gaveta externa USB (preferencialmente 2.0) evitando, inicialmente o abre e fecha do seu PC. Neste tutorial a seguinte gaveta foi utilizada:

O procedimento:

Temos duas possíveis condições aqui:

a) um HDD que nunca foi usado no PLAYSTATION 2;
um HDD já usado no PLAYSTATION 2.

Se o seu HDD já foi usado no PLAYSTATION 2 (formatado pelo HDLoader ou outra ferramenta que instale o padrão do PLAYSTATION 2 no HDD), vamos fazer algumas considerações e posteriormente podemos pular para o item 2 do procedimento.

Seguindo os passos inversos do tutorial de instalação de um HDD não-Sony no seu Playstation 2, retiramos o HDD e instalamos-o no PC. Observe que neste momento o HDD no PC não precisa ficar necessariamente jumpeado para MASTER, que é obrigatório no PLAYSTATION 2. Vale lembra que ele deve voltar a ser MASTER quando voltar ao PLAYSTATION 2.

Para os usuários que já tem o HDD formatado no padrão do PLAYSTATION 2 podemos pular para o item 2 do procedimento, os outros usuários que vão fazer a instalação completa do HDD do PLAYSTATION 2 no PC podem continuar a leitura.

1) Preparação do HDD:

De posse do WinHiip 1.6.3, que não requer nenhuma instalação adicional, basta ser descompactado numa pasta a sua escolha, iniciamos o programa e temos a seguinte tela:

Antes de escolhermos o HDD que vamos utilizar, devemos setar as opções do programa clicando em PROGRAM OPTIONS. Será apresentada a seguinte tela:

Eu recomendo marcar as duas primeiras opções, que são referentes a redução de fragmentação do HDD (Reduce Fragmentation) e a de habilitar o suporte aos HDDs de maior capacidade (maiores que 120 Gb) na opção 48 Bit LBA (Special HDL). Esta última opção vai demandar uma versão patcheada do HDLoader, que você pode encontrar disponível no tutorial sobre o HDLoader aqui do site.

Agora vamos selecionar o HDD que vamos utilizar:

Escolhemos o HDD entre os listados disponíveis no PC:

Uma mensagem avisando que o HDD não está preparado para o formato do PLAYSTATION 2 é mostrada:

Devemos então formatar o HDD para poder ser reconhecido pelo HDLoader e para instalarmos os jogos:

Como todo procedimento de formatação, o HDD é apagado. Se existir algum dado que seja importante nele, pare tudo e faça o backup. É o ponto sem volta. Uma mensagem informando sobre a formatação é mostrada:

E confirmada:

Depois que clicar no OK a formatação terá início e terminará muito rapidamente porque a formatação do HDD do PLAYSTATION 2 se dá por partições, a cada jogo instalado ele é instalado numa partição exclusiva. Apenas essa partição inicial tem que ser criada para controlar e informar ao PLAYSTATION 2 que um HDD está pronto para uso.

Com o HDD pronto, passamos a ter a seguinte tela:

Repare que o tamanho do HDD era de 19 GB e que aproximadamente 2,5 Gb foram utilizados na partição de dados do HDLoader. Muitos usuários em vários fóruns perguntam porque o HDLoader some com espaço do HDD deles. Esta é a explicação inicial, temos outra mais adiante.

2) Instalação de jogos:

Temos dois tipos de instalação de jogos possíveis:
a) utilizando imagens (.ISO, .CUE, etc – não estão devidamente explicadas na documentação do WinHiip, mas os principais formatos devem ser aceitos) no HDD do PC;
utilizando um CD/DVD no PC.

Para os usuários que chegaram neste ponto do tutorial com um HDD de PLAYSTATION 2 já formatado anteriormente e possivelmente com jogos, o WinHiip vai mostrar a lista dos jogos instalados tão logo o usuário informe o HDD a ser utilizado.

2.1) Instalando a partir de uma IMAGEM

Ao clicar em ADD IMAGE(S)

Podemos selecionar a imagem que desejamos instalar no HDD do PLAYSTATION 2:

Clicando no ADD IMAGE(S) na nova janela:

Podemos escolher, uma por vez, várias imagens que serão instaladas no HDD, poupando um bom tempo. Basta repetir essa parte do procedimento até que todas as imagens que desejamos instalar estejam na tela de “fila” para instalação:

Desejando iniciar o processo de instalação, devemos clicar no START:

O processo se inicia.

Comparando com o uso do HDLoader direto no PLAYSTATION 2 veremos que o WinHiip instala os jogos muito mais rapidamente desta forma, principalmente por que a transferência está sendo feita de HDD para HDD. Poderemos fazer uma comparação de velocidade mais a frente.

Andamento da instalação:

As taxas de transferência são bem mais elevadas que no HDLoader, onde temos aproximadamente valores de 1Mb de transferência. Neste exemplo, estou utilizando um HDD conectado numa porta externa USB 2.0 e as taxas sempre foram acima dos 16 Mb/s (a tendência que elas aumentem a medida que o HDD vá sendo ocupado e os dados fiquem mais próximos à borda dos pratos internos – velocidade vetorial).

Ao finalizar a instalação dos jogos o outro momento onde o HDLoader “some” com o espaço do HDD é mostrado:

Como fora mencionado no tutorial do HDLoader, os jogos tem que ocupar um espaço mínimo permitido na partição, evitando espaços fracionados. É o chamado “Slack Space” ou simplesmente “enchimento” pois são inseridos dados nulos (zeros) para preencher este espaço quebrado.

Para tornar o nosso tutorial mais amplo, escolhemos duas imagens para serem instaladas e como pode ser visto, a segunda imagem é instalada automaticamente após o término da primeira:

(nota: o GT4 aqui apresentado é o Prologue antes que pensem que tive acesso a versão final do jogo)

Como as taxas de instalação são bem elevadas as instalações também são rápidas, levando uma média de 5 minutos para um jogo de 4,5 Gb.

Com o fim da instalação de todas as imagens selecionadas aparece a tela de confirmação do procedimento:

Clicando em OK, voltamos para a tela principal do WinHiip.

2.2) Instalando a partir de um CD/DVD

Como um recurso adicional, podemos também instalar um jogo a partir do seu CD/DVD direto do PC no HDD do PLAYSTATION 2. Para tal devemos clicar em ADD CD/DVD e escolher o drive de CD/DVD onde está o jogo a ser instalado:

Diferentemente da instalação de uma imagem, a opção de edição e do modo de compatibilidade é mostrada antes do procedimento de instalação. Vamos detalhar esse processo mais adiante (item 3), no momento apenas clique em OK.

A instalação tem início imediatamente. Infelizmente, por razões de hardware apenas uma instalação de jogos por CD/DVD é possível por vez. Elas também são mais lentas na faixa dos 4 Mb/s para CDs, por exemplo. Mas mesmo assim são muito mais rápidas que as realizadas diretamente no PLAYSTATION 2 com o HDLoader .

Ao terminar a instalação uma tela de confirmação é mostrada:

3) Edição dos dados e modo de compatibilidade

O WinHiip permite que os arquivos sejam renomeados e que já sejam pré-configurados pra o modo de compatibilidade do HDLoader. Basta clicar na caixa em frente ao nome do jogo instalado e depois em EDIT IMAGE SETTINGS:

Em seguida apareceá a tela de edição:

[align=center:62df6d

Recomendo aqui apenas alterar o nome do jogo instalado para um que o torne mais amigável no menu do HDLoader (o que for editado aqui vai ser exatamente o que vai aparecer no HDLoader) e ajustar o modo de compatibilidade (explicado no tutorial do HDLoader) caso você já tenha os parâmetros necessários para o jogo instalado. A lista dos jogos já testados pode ser verificada aqui.

Terminada as alterações clique em OK para finalizar e voltar a tela principal do WinHiip.

Adiante estaremos abordando algumas funções extras do WinHiip, caso não tenha mais nada a realizar e já queira jogar os jogos instalados, basta pular esta parte do tutorial, indo diretamente para o item 5.

4) Funções Extras

O WinHiip tem algumas funções extras que permitem gerenciar melhor os jogos instalados e também o HDD do PLAYSTATION 2, dentre elas:

4.1) Formatar o HDD

Essa opção permite apagar todos os dados contidos em um HDD e prepará-lo para uso no PLAYSTATION 2. Como todo procedimento de formatação, o HDD é apagado. Se existir algum dado que seja importante nele, pare tudo e faça o backup.

Para acessa-la devemos clicar em ERASE DRIVE:

Existe a possibilidade de formatação rápida (Quick Erase) ou formatação completa (Full Erase). Se você já teve problemas no HDD de qualquer espécie, use a opção FULL ERASE, caso só queira limpar os dados para ter um HDD sem dados, utilize a função QUICK ERASE. Algumas telas de confirmação que os seus dados vão ser perdidos serão mostradas:

Aceitando as condições acima, a formatação tem início:

No nosso exemplo foi escolhida a formatação rápida (Quick Erase):

E a tela de confirmação:

4.2) Excluir um jogo

Os jogos instalados podem ser apagados (excluídos) do HDD para liberar espaço para instalação de outros. Para tal devemos selecionar o jogo a ser apagado clicando na caixa na frente de seu nome e selecionar REMOVE IMAGE(S):

Confirmando na tela seguinte, o jogo será apagado do HDD:

4.3) Extrair um jogo do HDD do PLAYSTATION 2 para o HDD do PC (gerar uma ISO)

Caso você queira passar um jogo que esteja instalado no seu HDD do PLAYSTATION 2 para, por exemplo, gravar em DVD, essa opção vai permitir que se escolha o jogo do HDD e o seu destino no PC.

Selecione o jogo desejado e depois clique em EXTRACT IMAGE(S):

Depois escolha o destino para o jogo no seu PC:

Pressione START na tela seguinte para iniciar o processo de extração, que é tão rápido quanto o de instalação. Basicamente é o processo inverso.

O processo se inicia e é gerado no destino um arquivo .ISO com o nome do jogo no HDLOADER.

4.4) Copiar de HDD para HDD
Quando você tem, por exemplo, um HDD novo, de maior capacidade e quer passar o que já está instalado no seu HDD antigo, menor, essa ferramenta é muito útil.

Basta selecionar em COPY TO DRIVE o HDD de destino e a cópia se iniciará imediatamente:

5) Terminando

Após ter realizado todas as tarefas como HDD do PLAYSTATION 2 no PC, para utilizá-lo você deve instalá-lo novamente no PLAYSTATION 2, seguindo as orientações do tutorial de instalação de HDD não-Sony no PLAYSTATION 2.

Lembre-se de fazer todas as desconexões e conexões tanto com o PC e PLAYSTATION 2 desligados.

Carregue como de hábito o seu HDloader e toda as modificações realizadas no PC aparecerão no PLAYSTATION 2.

6) Considerações Finais:

O WinHiip é uma excelente ferramenta, tem uma interface boa. Está claro que uma versão capaz de transferir os arquivos para o Playstation 2 por rede está sendo desenvolvida, se conseguir uma boa velocidade vai eliminar umas das adversidades do uso que é a remoção do HDD do Playstation 2.

Temos que levar em consideração que com a provável versão de um HDLoader para HDD USB compatível com o PS-Two, vai abrir uma nova vertente de uso do WinHiip, conforme mostrado neste tutorial. O uso mais recomendado para um HDD e esse programa é certamente via USB

3 comentários:

  1. Eu consegui formatar o hd utilizando esse tutorial
    http://formataropc.com/formatar-hd-em-7-passos/

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual Hd é COMPATIVEL COM MEU O WINRIP PORQUE MEU MODEM É sATA ????

    ResponderExcluir
  3. instalei o jogo king kong . mas ele ficou super rapido os frames

    ResponderExcluir

Comente Usando o FaceBook

Faraó Downloads